quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A crise familiar



 Hoje, pensando bem nos filhos… netos… e por aí fora… a minha convicção diz-me que de nada vale dizer que a família está a atravessar uma época de crise, mas tudo será levado a bom termo se fizermos o que podermos para acabar com a crise familiar, a começar pela nossa família!
Precisamos de nos esforçar! Eu preciso de me esforçar!

A declaração dos direitos do Homem e das Crianças… muito embora tenha minorado muito sofrimento humano, ainda nos deixa muito caminho para andar!

Atualmente, a crise económica provoca um sem número de outras crises, mas obriga-nos a ter inúmeros cuidados para conseguir um caminho que nos leve a ultrapassar as dificuldades que nos surjam, e isso é muito positivo! Porém, há um tipo de crise que deveria acabar de uma vez, a crise educativa, que no meio de todas estas confusões, acaba por se tornar cada vez mais intensa.

Os inumeráveis divórcios, provocam a existência de famílias com estruturas muito diversificadas; a segurança e educação familiar torna-se precária; o desemprego causa um sem número de tensões familiares pela falta de sobrevivência condigna; pela crise orçamental, os Governos cortam na Educação; os meios de comunicação social são muitas vezes mal aproveitados, pois em vez de se apelar para os programas que dignifiquem as relações humanas acabam por fazer o contrário, de implementar o que é indigno ao ser humano; nas várias confissões religiosas, na enorme maioria das vezes, as palavras não condizem com as atitudes e dão cabo que qualquer crença que segure bem de pé e com coragem para ir em frente a necessidade que o homem tem de se encontrar com Deus/Amor para o que foi criado; e tantas… tantas coisas mais!

Senhor! Faz com que, por Ti e Contigo, tenhamos força de enfrentar tantas dificuldades familiares e de ajudar as famílias com quem convivemos a ultrapassá-las também, para que às famílias humanas nada falte e os seus membros sejam como um jardim verdejante e florido em tempo de Primavera!

Sem comentários: