domingo, 5 de maio de 2013

JESUS DIZ-NOS O QUE É O AMOR!




Jesus ama-nos!… Demonstra nas Suas Palavras o Amor que nos tem!… Fala-nos por Palavras sábias e pertinentes… e também com as obras, pois neste mundo nunca ninguém teve nem nunca mais ninguém terá, como Jesus teve, atitudes tão sábias e dignas de serem imitadas!

No Evangelho deste Domingo, João 14,23-29, as palavras que João coloca vindas diretamente da boca de Jesus dizem-nos clara e profundamente o que é o AMOR:

«Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra; e o meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada. Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai, que me enviou.


Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.


Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde.


Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu.


Digo-vo-lo agora, antes que aconteça, para crerdes quando isso acontecer.”



Hoje, meditando um pouquinho só no primeiro parágrafo, Jesus afirma-me(nos) que amá-Lo é Guardar a Sua Palavra, que não é d’Ele mas do Pai… pelo que ambos virão habitar no ser que Os ama!… Esta afirmação leva-nos a imaginar o relacionamento profundo e o imenso amor entre o Pai e o Filho… ao ponto da boca do Filho Jesus transmitir integralmente o pensamento, o querer e as atitudes do Pai, Deus, do que se conclui que amar é conhecer, entregar-se, doar-se, estar em, confiar integralmente no outro, ser a partir do outro.

Há ainda um pormenor muito importante no primeiro parágrafo em que Jesus também nos revela um outro lado importantíssimo e fundamental do amor – a gratuidade! Jesus diz: “Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras”… mas não apresenta nenhuma punição para os que não O amam, o que nos diz abertamente que Jesus ama a todas as pessoas, indefinidamente, quer seja amado por essas pessoas ou não! Ou seja: Jesus não nos pede nada em troca do imenso amor que nos tem!... Apresenta-nos o caminho do amor, sugere-nos que vivamos no amor, mas não nos obriga a amar, o que nos prova nitidamente que o Amor de Jesus, Aquele amor profundo que Jesus nos pede para imitarmos no “Amai-vos como Eu vos amei”… é totalmente gratuito, não nos pede nada em troca!

E nós?!... Tantas coisas a melhorar no comportamento com os nossos irmãos!

Cada parágrafo… é um livro! Hoje… quero ficar por aqui!

Que neste Dia da Mãe não esqueçamos de agradecer todas as bênçãos e carinhos da nossa mãe da terra, esteja na terra ou já no céu! E que Maria, a terna e carinhosa Mãe de todas as mães e de todos os homens e mulheres nos proteja com a Sua mão meiga e benevolente!

Sem comentários: