terça-feira, 28 de maio de 2013

FAMÍLIA, VOLTA A TRANSMITIR A FÉ!



Qualquer sociedade é uma família de famílias, que será sempre o que forem as suas famílias! E se queremos incentivar a Fé em Jesus Cristo na sociedade deveremos fazê-lo a partir da Família, pois se a Fé em Jesus Cristo não nasce na Família é muito mais difícil de conseguir!

Fomos criados para viver de acordo com normas de conduta que levem ao bem-estar social, mas como cristãos, batizados na Fé da Igreja de Jesus Cristo, temos a obrigação de viver em graça, ou seja, numa vida o mais possível de acordo com o AMOR incomensurável, admirável e incondicional que Jesus nos tem e nos pregou, o que pressupõe uma vida de inteira comunhão com Deus e os irmãos, habitados pelo Espírito Santo, o Espírito da Verdade, numa relação de familiaridade com Deus Pai pelo Filho Jesus Cristo, ou seja, habitados pela Trindade ou Deus Família!

O livro dos Provérbios, (8,31), diz-nos que Deus se alegra em habitar-nos, em estar na companhia das pessoas humanas! Mas muito embora queira estar presente na vida de cada um de nós, na vida pessoal, na vida da Igreja e na vida social, respeita a liberdade com que nos criou. A nossa vida é um dom de Deus que respeita as nossas opções de vida, à espera de que O reconheçamos como a nossa verdadeira felicidade!

A Família está a sofrer um sem número de transformações inadmissíveis aos nossos olhos de pessoas cristãs! E sabemos que à Família compete a transmissão da vida biológica, mas não se poderá ficar por isso, porque a transmissão da Fé deve ser feita, antes de tudo, pela família. Daí a nossa preocupação de cristãos se agravar muito mais!

Ainda assim sente-se que cada família conforme pode e sabe tem uma preocupação constante de ensinar o modo que entende mais correto para viver bem, mas não basta ensinar a viver bem neste mundo, ‘é necessário transmitir também o significado eterno da vida humana que se encontra na fé em Deus e na comunhão com Ele. Transmitir a fé e educar nela é parte fundamental da missão da família cristã.’

As crianças e jovens têm uma tendência natural a imitar os pais ou os seus representantes, quem faz de pais junto deles: rezam se eles rezam; vão à Eucaristia se eles vão; procuram entender-se com quem os rodeia e ser compassivos se eles o procuram ser!... Isto mostra que, sem um adequado acompanhamento familiar, é quase impossível ir adiante e progredir no caminho da fé.

Na celebração do sacramento do Matrimónio ou Casamento pela Igreja como se diz normalmente, faz parte a questão “estais dispostos a receber com amor os filhos que Deus vos confiar, e a educá-los na lei de Cristo e da Igreja?”, e chego a pensar mesmo que essa será uma das causas porque existem agora tantos casamentos civis e tantas uniões de facto… o que acontece porque a família cristã esqueceu a sua missão fundamental: transmissão da vida humana e da Fé em Jesus Cristo, e o “vive junto” porque agora é assim… sai da boca de pais cristãos e não cristãos!

Mas ‘se é verdade que muitos pais já não se preocupam tanto em transmitir e educar na fé os seus filhos, em diversos casos, os avós ainda o procuram fazer, como nos recordou há poucos dias o Papa Francisco, lembrando-se de sua própria avó. E cresce o número dos que descobrem que educar na fé é garantia segura de um futuro melhor para seus filhos.’

Mas… acabemos com as ilusões! O parecer e não ser a sério… como se vivia há algum tempo atrás e ainda se vive em muitos caos… tem de desaparecer: ou somos cristãos e temos comportamentos e vivências cristãs… ou temos que nos assumir como não cristãos! Ser cristãos só de nome… dá nisto… dá na falta de educação cristã… o maior fundamento de uma profunda educação humana… mas a educação humana levada a sério existe em muitos não cristãos, não podemos esquecer disto!

Eu trocaria os termos daquela frase excecional “dai-me HOMENS que vos darei CRISTÃOS” por “dai-me CRISTÃOS que vos darei HOMENS”, pois vejo claramente que o que falta na atualidade do mundo são homens impregnados de Jesus Cristo, o HOMEM mais HUMANO que algum dia existiu! E espero ansiosamente que aqueles homens e mulheres que se assumem não cristãos e educam primorosamente os filhos na mais delicada e profunda educação humana, se encontrem com o Jesus Cristo com quem vivem e convivem… muito embora sem o compreenderem!

É urgente que a Família volte a ser transmissora da Fé, mas para isso é mais urgente ainda que seja transmitida a verdadeira Fé à Família! Perante tantos desvarios humanos não se sabe muito bem como, mas o Espírito Santo sabe, peçamos-Lhe a força necessária à nossa transformação pessoal e estejamos atentos às Suas inspirações!

Que Ele me(nos) ajude!

Sem comentários: