sábado, 25 de maio de 2013

A FAMÍLIA… O FUTURO DA SOCIEDADE!




Não há futuro sem família digna e dignificante!

Como fator de crescimento pessoal, social e de desenvolvimento de toda e qualquer sociedade, a Família é o suporte dessa mesma sociedade!

Podemos mesmo dizer que uma sociedade dependerá sempre do que forem as suas famílias!

Qualquer que seja a forma como se regularize, a família é sempre uma comunidade natural, um lugar de encontro relacional, de enriquecimento mútuo e de pacto entre gerações. E quando fundada no sacramento do Matrimónio realizado na Igreja e em Igreja, pressupõe acima de tudo uma verdadeira e cuidada Fé em Deus por Seu Filho Jesus Cristo que concede aos esposos graças especiais para o fiel cumprimento dos seus deveres de esposos cristãos.

Qualquer família deve ter em atenção o respeito conjugal, mas as famílias cristãs, abençoadas por Deus no seu Matrimónio, além do respeito conjugal têm de ter em atenção a indissolubilidade matrimonial que deve ser alimentada por uma constante atenção, compreensão e aconchego um do outro, numa caminhada conjunta para Deus, sendo corresponsáveis com Deus na construção da Humanidade através de uma generosa e cuidada geração e criação dos filhos e de uma boa integração na comunidade envolvente.

Há que proteger a família dando toda a atenção e valor ao homem e à mulher, pois são as suas semelhanças e diferenças, assumidas, partilhadas e compartilhadas que farão da família um lugar de total e imprescindível crescimento mútuo.

É mais do que urgente proteger e apresentar bons modelos de orientação para a família atual, pois é a partir das famílias atuais que se construirão as famílias do futuro!

Proteger a família é garantir aos pais a possibilidade de poderem transmitir aos filhos os seus valores morais e cívicos, de modo a que os jovens possam ser, na realidade, pessoas bem formadas e seres humanos completos como é para desejar.

Passamos a vida a dizer que os países estão em crise, que a Europa está em crise, que o mundo está em crise… e esquecemos de apregoar aos quatro ventos de todos os cantos da terra que são os valores humanos que estão em crise… que a crise dos valores humanos leva à crise familiar… e que a crise familiar leva à crise social!...

E disto… não tenhamos dúvidas!

A declaração do Ano da Fé feita pelo Papa emérito Bento XVI foi providencial!

As nações abandonaram a fé em Jesus Cristo, camuflaram-na, ou talvez, quem sabe, nunca a tenham vivido capazmente, mas só de fachada como ainda acontece com muito boa gente para quem o Concílio Vaticano II ainda não chegou!

Para onde vamos nós, sociedade “evoluída!... se os políticos, em vez de se preocuparem com o mínimo de bem-estar material e o crescimento humano das pessoas e consequentemente das famílias… discutem, por exemplo, os problemas minoritários dos casamentos homossexuais, a adoção de crianças por homossexuais… sei lá o quê?!...  Por onde anda o bom senso da nossa gente?!...

É bom que nos respeitemos mutuamente, pois cada qual é livre de ser como é… mas não vamos confundir as coisas, homem é sempre homem, com qualidades masculinas… e mulher é sempre mulher, com qualidades femininas… e as crianças, para crescerem equilibradas, têm que receber influências de um pai homem e de uma mãe mulher!

Quem seria eu sem o meu pai ou a minha mãe?!... Não consigo retirar de mim esta ideia!

Só aceita a adoção feita por casais homossexuais quem não conhece verdadeiramente o homem e a mulher com tudo quanto cada um é… com defeitos… mas também com qualidades que têm de ser passados de pais, homem e mulher, a filhos, para que a sociedade seja, de facto, uma sociedade equilibrada!
Que o Espírito Santo me(nos) ajude!


Sem comentários: