segunda-feira, 27 de maio de 2013

EM FAMÍLIA… ser crianças!





Ainda no rescaldo do Tempo Pascal o Domingo da Santíssima Trindade vem renovar em nós a alegria e o esplendor da fé no reconhecimento de que Deus não é algo vago e que se dilui no tempo e no espaço, mas um Deus concreto com essência e nome – AMOR - não um amor apenas sentimento e emoção, mas de um Pai que é a fonte de toda a vida, de um Filho que morreu na cruz e ressuscitou, e de um Espírito Santo que a cada momento vai renovando todas as coisas na estrada da vida dos homens no mundo, caminhando com eles ao longo da história, ensinando-os, conduzindo-os, proporcionando-lhes boas ideias e inspirações.
E sempre assim foi e assim será para sempre, assim queiramos viver na ação renovadora do Espírito!
Pensando na constituição da família, lembro o que para mim foi uma das frases mais importantes de Jesus: «Deixai vir a Mim os pequeninos»!
Quando se constitui uma família pensa-se logo nas crianças!
As crianças, são ou deveriam ser o centro de qualquer família!
Antes de sermos adultos, todos fomos crianças! Não é bom que continuemos crianças no sentido de falta de responsabilidade! Jesus não disse estas palavras para nos conservarmos sempre pequeninos, pois sabia que o nosso corpo cresceria! Jesus quis dizer que devemos cultivar em nós a humildade, inocência e mansidão próprias de crianças, não agindo como crianças na maneira de julgar, mas na ausência de malícia e inocência no agir, no apaziguarmos rapidamente as agitações interiores, na recuperação da calma e esquecimento total das ofensas, da indiferença às honrarias, do gosto de estar juntos e naturalmente bem-dispostos, de não incomodar nem pagar o mal com o mal. E acima de tudo, para sermos confiantes como crianças que em qualquer situação se atiram sem medo para os braços do pai ou da mãe! É nisto que Jesus nos pede para sermos como crianças!
Uma infância saudável conduz a uma adultez responsável!
Que sejamos adultos responsáveis cultivando em nós com muito cuidado a eterna criança que deveremos ser!
Que o Espírito santo me(nos)ajude

Sem comentários: