sexta-feira, 3 de maio de 2013

O AMOR NÃO SE FALA – VIVE-SE




Toda a gente fala em amor!
Mas o amor não se fala, vive-se!
E muito embora se reconheça só uma forma verdadeira de viver o amor, na gratuidade entrega, doação e serviço, há muita distorção nas verdadeiras vivências do amor!
Acho muito difícil e arriscado dizer a alguém a palavra – amo-te! Será preferível dizer – gosto de ti! Porque gostar e amar são atitudes diferentes!
Quem gosta… nem sempre ama! Muito pelo contrário, às vezes gosta-se das pessoas para as usar a nosso belo prazer – e isso não é, nunca foi, nem nunca será amor, muito pelo contrário é puro egoísmo!
O amor não é uma planta vitalícia e que não precise de cuidados! O amor implica a sensibilidade, o querer, a vontade, a razão, o coração, a pessoa toda! O amor surge de mansinho, e nasce, mas depois precisa de ser preparado, cultivado, alimentado para que possa crescer e dar bons frutos!
Quando dois jovens se sentem atraídos entre si lá vem a palavra - amo-te – o que pode ser errado! Será que esse amo-te… é o desejo de uma entrega total e gratuita, que não pressuponha nada em troca?!...
Normalmente, não é!
Quando dois jovens se sentem atraídos e se encontram, a enorme maioria das vezes, muito embora pensem no bem-estar do outro, estão dominados pelo desejo do prazer que dele vão receber! E aqui está a razão de tantos casamentos desfeitos, de tantos divórcios, de tantos filhos repartidos entre o pai e a mãe que não se encontram nem desencontram, mas vão procurando indefinidamente a felicidade e o prazer… onde não existem!
Nunca pode haver felicidade quando usamos o outro para o próprio bem! E a busca do prazer… pelo prazer… acaba em desilusão, porque passado o momento de prazer deixa apenas a vontade de uma outra ocasião de prazer, e isso não é felicidade para ninguém, é uma prisão, uma aflição, uma autêntica e pura rebeldia à pessoa humana que não foi criada para o prazer mas para o amor!
Amar é predispor-se a estar ao serviço da pessoa amada, sem esperar, por isso, nenhuma recompensa!
Daí Jesus de Nazaré ter sido o homem que mais amou e amará eternamente! Ele todo se deu sem esperar nada em troca!
Que Ele me(nos) ajude a aprender a amar!

Sem comentários: