domingo, 26 de maio de 2013

A SANTÍSSIMA TRINDADE – DEUS FAMÍLIA




Hoje é o Domingo da Santíssima Trindade, um Deus em três Pessoas distintas que humanamente falando poderemos dizer a Família de Deus ou talvez, melhor ainda, o Deus Família, uma verdade incontestável apresentada por Jesus Cristo, a segunda Pessoa feita Homem para nos dizer Deus com a vida e ao afirmar: Quem me vê, vê o Pai e ninguém vai ao Pai senão por mim”.”Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Com a vinda de Jesus ao mundo e através da vida e obra de Jesus ficamos a conhecer apenas um pouquinho de Deus, pois muito ficou por conhecer, pelo menos para mim, que por mais que me esforce não posso afirmar que conheço Deus! A única certeza que tenho é que procuro conhecê-l’O e vivê-l’O o melhor que posso e sei, com avanços e recuos, no meio de muitos atropelos ou pecados chamemos-lhe o que quisermos, momentos de maior ou menor fé e de mais ou menos doçuras ou agruras espirituais!

Deus é Família! Quando Jesus se fez como um de nós, nasceu numa família e não temos referências a que tenha vivido só, mas socialmente, pois procurou discípulos e partilhou a vida com eles. Escolheu gente miúda, marginal, sem valor social, e enfrentou os poderosos do Seu tempo com todas as leis que ultrapassou e resumiu no “Amai-vos… como Eu vos amei!”

Há um outro pormenor muito importante na vida de Jesus e que muitas vezes esquecemos – eu esqueço: Eu vim para servir e não para ser servido”!

Jesus sabia que a inteligência humana não conseguia compreender a justiça, a liberdade, a misericórdia e compaixão de Deus, o que precisamos de conhecer através da oração e do estudo da Bíblia, e prometeu-nos a companhia do Espírito Santo, a terceira Pessoa da SSª. Trindade, que nos vai ensinando e ajudando a compreender melhor as coisas, aos pouquinhos, como cada um de nós é capaz.

Ainda estamos concentrados na ação do Espírito Santo festejado na semana passada e denominado de Paráclito e Espírito da Verdade, simbolizado pela pomba, pelo fogo ou pelo vento, sinais de vida e de movimentos, ação, que nos leva a interiorizar que não podemos ficar parados mas mostrar Deus aos outros como pudermos e soubermos.

Pois o Espírito Santo é Paráclito, uma Pessoa que se coloca ao nosso lado para nos proteger e defender, pelo que nunca poderemos sentir-nos sós mas sempre animados pela força do Espírito de Deus; mas também é Espírito de Verdade, pois passados que são mais de dois mil anos a mensagem de Jesus continua a ser sempre a mesma que a Igreja vai transmitindo e vai entrando no coração do Homem, para que aceite e adira à revelação! Esta é a ação com que o Espírito Santo vai realizando no mundo a obra do Pai e do Filho.

Então, temos de estar atentos aos sinais dos tempos, convictos de que o Espírito Santo de Deus nunca nos deixará desviar do Caminho da Verdade que leva à verdadeira Vida, Jesus Cristo, onde se chega, não por hábitos rotineiros e ligados a tradições, mas pela abertura a novas ideias e mentalidades renovadas pela ação do Espírito Santo!

Achei muito interessante o que me chegou de uma Escola Bíblica e passo a descrever como ideia central e oração final para este dia: “…Deus é tudo em todos; permitam-me a metáfora, Deus é uma espécie de nevoeiro que envolve tudo. Sendo assim nós estamos em Deus, vivemos em Deus como os peixes vivem nas águas dos oceanos, somos família de Deus. Demos glória ao Altíssimo e bendita seja a SSª. Trindade.”


Sem comentários: