segunda-feira, 6 de maio de 2013

ESCOLA DE AMOR – O ESPÍRITO SANTO!




O decorrer dos dias por entre várias surpresas boas e menos boas, revividas ao pormenor, dão para concluir que tudo faz parte da vida e é escola de amor!

Nesta última etapa do Tempo Pascal o amor prende-me por demais os sentidos! Não consigo deixar de pensar no Evangelho de Domingo que dividi para mim mesmo, em vez de versículos em parágrafos!

No segundo parágrafo que demarquei, Jesus diz:

Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo, e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.”

Aqui, Jesus, enquanto chama a atenção dos discípulos para o que lhes tem vindo a dizer, anuncia-lhes a vinda do Espírito Santo, enviado pelo Pai em Seu nome, que com toda a Sua força, dons e carismas, os fará recordar tudo o que ouviram.

Nesta expressão em que Jesus nos revela mais uma vez a unidade intensa e íntima entre o Deus Pai e Ele próprio, o Filho, diz-nos também que o Espírito Santo só virá depois da Sua partida para o Pai! Daqui se pode concluir que o Espírito Santo é como que a união e amor entre Jesus e o Pai, é a sabedoria, o amor e a proteção infinita de Deus que torna o Espírito Santo Deus como Jesus e como Deus Pai, razão porque, enquanto a presença de Jesus na terra, O Espírito Santo não precisava de ser enviado!

Jesus, enquanto esteve entre os homens, falava com palavras, expressões, parábolas ou histórias sociais, e estava presente falando também com os milagres que fazia e com o exemplo inimaginável e incomparável de vida!

Jesus sabia que “longe da vista – longe do coração” e por isso prometeu a Sua presença em Espírito, o Espírito Santo!

E é o Espírito Santo que anima e santifica a Igreja presente no mundo por todos os homens e mulheres batizados, os cristãos, e continuará a animar por todos os tempos!

Que o Espírito Santo nos oriente em todos os caminhos que percorrermos... no amor!

Sem comentários: