quinta-feira, 23 de maio de 2013

A RIQUEZA DO TEMPO COMUM – caminhada de fé!



O Tempo Comum é o estar na vida ao jeito de Jesus, trabalhando incansavelmente o nosso íntimo de forma a podermos viver cada vez mais em plena união connosco mesmos, com Deus e com a humanidade!

O Tempo Comum é uma permanente vivência de Pentecostes, do sopro de vento da Graça e das línguas do fogo do Amor de Deus descidas do céu sobre o Cenáculo de Jerusalém para continuarem a descer ao longo dos tempos sobre o mundo inteiro.

Esta é a linguagem da Fé em Jesus Cristo, que sob a ação do Espírito Santo nos faz falar “outras línguas”, ou seja, as maravilhas de Deus em nós e nos outros, conforme o mesmo Espírito nos inspirar a desenvolver as qualidades que nos foram dadas para pormos ao serviço de Deus e dos homens neste “Paraíso Terrestre” onde fomos colocados para, muito embora tentando vencer inúmeras dificuldades, palmilharmos o caminho do Céu!

O Papa Francisco refere três palavras relacionadas com a ação do Espírito Santo em nós durante esta caminhada: novidade, harmonia e missão.

novidade sempre constante nas descobertas que vamos fazendo que nos amedrontam e desinstalam, porque nos levam a sairmos de nós mesmos e a abandonarmo-nos nas mãos de Deus para a projetar a nossa vida, não de acordo com os nossos gostos e quereres, mas com a vontade de Deus que nos leva a sair dos limites do nosso egoísmo e egocentrismo e a entregarmo-nos à aventura de O seguir confiando totalmente n’Ele, que é fonte da nossa realização pessoal na verdadeira alegria e serenidade - Deus ama-nos e quer apenas o nosso bem.

A harmonia na Igreja é obra do Espírito Santo que suscita a diversidade dos carismas e dons e transforma toda essa riqueza, variedade e diversidade numa vivência de comunhão e partilha de dons e de amor caminhando juntos rumo à casa do Pai.

Por fim, é o Espírito Santo que nos conduz e orienta na missão, como timoneiro da Barca da Igreja, impelindo-a ao serviço incentivada pelo impulso dos Seus Dons, Sabedoria, Entendimento, Fortaleza, Ciência, Conselho, Piedade e Temor de Deus!



Estas são as raízes e bases fundamentais da nossa Fé: caminhar incessantemente para o Pai confiando plenamente em Jesus Cristo pela ação do Espírito Santo de Deus!



Será que estamos realmente abertos às «surpresas de Deus» e à novidade do Espírito Santo com coragem e determinação, à harmonia do Espírito Santo e a deixarmo-nos guiar pelas Suas inspirações vivendo na Igreja e com a Igreja, abertos e atentos à voz do Espírito e à missão de anunciar a vida de Jesus Cristo sem nos fecharmos em nós mesmos e nos nossos grupinhos dentro das comunidades?



A oração: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!» Deve ser uma constante na nossa vida!

Que o Espírito Santos me(nos) torne abertos e atentos aos Seus apelos!

Sem comentários: