sábado, 11 de maio de 2013

VIGIAI… PARA NÃO CAIRDES EM TENTAÇÃO!




Hoje… sinto-me uma pessoa voltada para a oração! Oração que não é possível sem a intervenção do Espírito Santo, até porque não se pode compreender a vida cristã sem o Espírito Santo, porque o Espírito Santo é a alavanca de toda a nossa vida cristã.

Tantas repetições… tantas! Espírito Santo… Espírito Santo!...

Tenho que repetir inúmeras vezes, com o pensamento, com palavras, com palavras e pensamentos aplicados em ações: Espírito Santo… Espírito Santo!...

Sim! Porque eu sei que não sou nada sem o Espírito Santo… e que é o Espírito Santo que pega no meu nada e faz dele alguma coisa, que eu não digo agradável aos homens porque muitas vezes os homens não compreendem o que faço e desagradam-se das minhas atitudes, mas posso dizer agradável a Deus, a mim mesmo e em favor dos homens!

Eu tenho a certeza que o Espírito Santo é o AMOR de Deus em nós, é a verdadeira vida de Deus em nós, é a nossa felicidade e bem-estar nos meio das amarguras, é o entendimento e aceitação de todas as dificuldades na paciência e das alegrias e consolações na humildade, é a luz para nos iluminar de modo a podermos escolher trilhar os caminhos que agradam a Deus, é a força para vencer as tentações e a vontade de estar com Deus ou de rezar!

Enquanto Jesus viveu entre nós, Ele próprio nos exemplificou e provou todas as formas de viver! Mas quando deixou de estar entre nós, deixou-nos o Espírito Santo para nos consolar e orientar os passos nos tortuosos caminhos da vida, incentivando-nos à oração! Se não, vejamos o Evangelho que foi proposto hoje para meditação, Jo 16,23b-28:

 

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai em meu nome, Ele vo-la dará.
Até agora não pedistes nada em meu nome; pedi e recebereis. Assim, a vossa alegria será completa.»
«Até aqui falei-vos por meio de comparações. Está a chegar a hora em que já não vos falarei por comparações, mas claramente vos darei a conhecer o que se refere ao Pai.
Nesse dia, apresentareis em meu nome os vossos pedidos ao Pai, e não vos digo que rogarei por vós ao Pai,
pois é o próprio Pai que vos ama, porque vós já me tendes amor e já credes que Eu saí de Deus.
Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai.»”


Jesus diz-nos claramente que Deus Pai nos ama e nos escuta!

Jesus, Deus como o Pai, saiu do Pai para vir ao mundo e voltar para o Pai!

Nós, criaturas de Deus, surgimos fruto do amor dos nossos pais, mas por uma graça especial de Deus, para viver no mundo amando ao jeito de Jesus e no fim de alguns, mais ou menos anos, partir também para o Pai!

E nesta caminhada da vida rumo a Deus, a oração, o estudo da Palavra de Deus e a ação socio-caritativa têm de ser uma constante!

Tal como Jesus nos disse, é preciso vigiar e orar para não cairmos em tentação, porque “o espírito está pronta mas a carne é fraca!”

Para compreendermos a nossa fraqueza e pequenez e a imensa misericórdia de Deus temos de conhecer muito bem Jesus Cristo, a Sua Igreja, as Escrituras, através de um estudo profundo e permanente!

E depois de conhecer minimamente Jesus Cristo e o que Ele pede ninguém é capaz de ficar indiferente perante as dificuldades de quem estiver por perto, pois o conhecimento do imenso Amor de Deus incita-nos à ação!

Todas as aprendizagens que teremos de fazer estão contidas nesta maravilhosa oração de Jesus:

«Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem Tu enviaste» (Jo 17,3).

O cristianismo não se diz com palavras, mas essencialmente diz-se com a vida, com as palavras de Jesus, o enviado do Pai, feitas vida dos homens!

Que o Espírito Santo me(nos) ajude a conhecer e viver Jesus num trilhar permanente do verdadeiro caminho do AMOR de Jesus/Deus… vigiando e orando!

Sem comentários: