quinta-feira, 16 de maio de 2013

O ESPÍRITO SANTO – SEDE DE UNIÃO E AMOR!



Depois da Sua vida terrena e antes de desaparecer da vista dos Apóstolos Jesus pediu ao Pai que nos conservasse unidos no mundo e nos livrasse do mal, e prometeu enviar-nos o Seu Espírito Santo, escola de amor e união!

Sem a presença do Divino Espírito Santo nas nossas vidas nunca poderá haver união nem amor!

O Espírito Santo está permanentemente connosco na luta contra o mal! O mal que está fora de nós… nos comportamentos errados das pessoas que nos rodeiam, mas também e acima de tudo dentro de nós… nos nossos maus instintos, quereres e desejos mais ou menos perversos e incontrolados que nos levam a más atitudes que, por mais que nos esforcemos para as evitar, acabam por ir acontecendo com maior ou menor gravidade no decorrer de todos os dias!

Todas as nossas atitudes erradas são fruto da falta de amor: amor a Deus Criador e Senhor de todas as coisas, que nos ama infinitamente assim como somos, amigo e companheiro presente em todos os nossos momentos; amor a nós mesmos, pois se não conseguirmos gostar de nós ouvindo-nos interiormente compreendendo e desculpando as nossas más atitudes nunca seremos capazes de compreender e desculpar as más atitudes das pessoas que connosco convivem; e amor ao próximo, ouvindo as pessoas, compreendendo-as, aceitando-as, ajudando-as e colaborando no seu crescimento de modo a que possam ser pessoas o mais dignas e responsáveis possível!

Jesus diz-nos para amarmos o próximo como Ele nos amou!

Para defender os mais pobres, fracos e incapacitados, das garras dos poderosos, Jesus foi condenado à morte, e morreu, sem resmunguices ou queixumes!

Os cristãos são pessoas como as outras, que vivem nas mesmas casas e nas mesmas terras, trabalham nos mesmos locais e divertem-se nas mesmas festividades, falam a mesma língua e têm os mesmos problemas, mas o facto de se esforçarem por viver ao jeito do Amor de Jesus Cristo lutam contra o egoísmo que corrói e mata as boas relações humanas, e é aí que reside toda a sua diferença!

O cristão procura viver em comunidade, partilhar saberes e vida, doar-se a quem necessita de ajuda sem olhar ao rico ou pobre, ao bonito ou feio, ao que é agradável ou desagradável, ao que lhe faz bem ou mal.

O ser humano verdadeiramente cristão, perante as dificuldades próprias ou alheias, convicto de que vencer o mal e perdoar e ajudar a quem o ofende é difícil e de que sozinho não pode nada, entrega-se nas mãos de Deus para, com a ajuda do Seu Santo Espírito de Sabedoria, Graça, Força, União e Amor conseguir fazer caminho na caminhada da vida, rumo a um final feliz!

Que o Espírito Santo, sede de união e amor, me(nos) ajude!

Sem comentários: