domingo, 28 de outubro de 2018

A ALEGRIA ALIVIA A VIDA!


É difícil pensarmos nesta verdade! Mas é verdade mesmo! A alegria alivia a vida! Faz-nos mais família! Família Humana e Família de Jesus!
Não aquela alegria das risadas loucas e espalhafatosas, das caras risonhas e dentes arregalados, mas aquela alegria que está presente no mais fundo do coração!
Aquela alegria de termos feito tudo o que podíamos em qualquer circunstância, de termos ajudado alguém com qualquer tipo de necessidade, de sermos presentes, com verdade e carinho, a tudo e a todos, de vivermos espalhando fraternidade, compreensão, amor!
Mesmo que tenhamos, esforçadamente, com a ajuda do Senhor, conseguido ser um pouco assim, pode haver recaídas inesperadas, momentos de desatino em que nos parece termos perdido o autocontrole... mas ainda assim, não podemos perder a alegria, porque Jesus não veio para os justos, mas para os pecadores. E quando estamos com dificuldades acrescidas é que mais nos acaricia, ajuda, pega ao colo!
Então, detentores destes conhecimentos, reais e verdadeiros, ficar tristes para quê? Viver tristes para quê?
A tristeza não ajuda em nada, muito pelo contrário, afasta-nos do bom, do bem, do urgente e preciso!
«»
Hermas (século II)

O Pastor, 10.º preceito
Quando o homem indeciso fracassa um propósito, a tristeza toma conta da sua alma, consterna o Santo Espírito e expulsa-O. [...] Afasta pois do teu coração a tristeza e não apagues o Espírito Santo que em ti habita (1Tess 5,19), não vá Ele falar a Deus em teu desabono e abandonar-te. Porque o Espírito de Deus, que foi posto na tua carne, não suporta a tristeza nem a perturbação.
Cobre-te de alegria e faz disso um deleite: eis o que agrada a Deus, eis o que Ele acolhe favoravelmente. Pois todo o homem alegre age bem, pensa bem e espezinha a tristeza. O homem triste, ao contrário, age sempre mal; primeiro, faz o mal porque entristece o Espírito Santo, que foi dado ao homem na alegria; depois, cai na impiedade por não orar ao Senhor e não O louvar. Porque a oração do homem triste não tem força para se elevar até ao altar de Deus. [...] Tal como o vinagre misturado no vinho lhe adultera o sabor, também a tristeza misturada com o Espírito Santo enfraquece a eficácia da oração. Purifica pois o coração dessa tristeza perniciosa, e viverás para Deus, assim como todos os que se tiverem despojado da tristeza e coberto de alegria.
«»
Esta meditação veio mesmo a propósito! Hoje, caiu-me do céu como uma luva quentinha, a aconchegar-me o coração!
Nunca me tinha passado pela cabeça que a nossa falta de alegria entristecesse o Espírito Santo de Deus!
Talvez esta linguagem seja bastante humana... mas que DEUS nos criou para sermos alegres e felizes, é um facto!
Então... quando a tristeza nos bater à porta, afastemo-la de nós! Se estivermos desencorajados, peçamos a ajuda de Deus Pai, de Jesus, de Maria, dos Santos que á estão com o Senhor na eternidade, e a tristeza não terá outra alternativa senão afastar-se de nós!
Que Deus nos ajude!
HN

Sem comentários: