segunda-feira, 1 de outubro de 2018

VIVER UNIDOS!


Seria tão mais fácil a vida... se soubéssemos viver unidos como Jesus Cristo nos ensinou com a Palavra e a Vida. Aliás, a Vida de Jesus é Palavra sempre Palavra concreta!
Jesus diz... e faz!... Faz o que diz!...
Jesus... uno e trino, uno  porque o único humano como nós, e trino porque parte integrante da Santíssima Trindade!
Maravilha das maravilhas... que nunca  conseguiremos compreender como convém neste mundo lindo onde fomos criados
Mas podemos imitar, entre nós, não a união Trindade em que Jesus vive porque nem compreendendo sequer não podemos ser capazes, mas na união de que Jesus tão delicada mas severamente fala e pratica, e os apóstolos seguiram e levaram os demais a seguir também.
Vamos ver o que nos diz São João Crisóstomo sobre a 1ª Carta aos Corintios
«»
«Que digais todos o mesmo, e que entre vós não haja divisões» (1Cor 1,10). As diversas partes da Igreja deixam de estar completas quando uma delas sofre e morre. Se cada Igreja fosse, por si mesma, um corpo completo, haveria numerosas assembleias e reuniões; mas elas formam um só corpo e a divisão destrói a sua unidade. […] Depois de ter denunciado este mal utilizando essa amarga palavra – divisões –, o apóstolo Paulo suaviza a sua linguagem ao acrescentar: «Sede perfeitos no mesmo espírito e no mesmo parecer.» Não se trata apenas de um acordo de palavras, mas de uma união de pensamento e de sentimentos. E, como pode acontecer que as pessoas estejam unidas em determinado ponto, mas divididas noutros, Paulo insiste: «Estai unidos de maneira perfeita» […], sede perfeitos na caridade.
Podemos estar unidos em pensamento e divididos nas ações, ter uma mesma fé sem estar ligados por uma mesma caridade. Era o que se passava em Corinto, onde uns se ligavam a um mestre, outros a outro. Paulo não lhes censura as divergências na fé, mas as diferentes maneiras de agir, as rivalidades humanas […]: «Soube que entre vós há contendas. […] Estará Cristo dividido?» (1Cor 1, 12-13).
«»
Não! Cristo não está dividido! Nós é que ainda não conseguimos compreender o que é estar unidos a Cristo, porque, para estarmos unidos a Cristo que é um com todos nós, ‘Corpo e membros’ precisamos estar unidos uns aos outros em palavras e obras, de coração e alma, em pensamentos e atitudes, sem invejas nem ciúmes entre nós, mas com muito amor e dedicação e uma grande felicidade pelo real crescimento do outro ou outra!
Nunca ninguém cresce sozinho! Ou, convictamente unidos a Cristo crescemos todos com Cristo e em Cristo... ou... desligados de Cristo pelos nossos maus pensamentos e ações permanecemos desligados dos irmãos enquanto o Divino Espírito Santo/Deus/Jesus, se conserva bem escondido no mais íntimo de nós mesmos para que Lhe demos espaço para nos tocar o coração de modo a podermos abrir-nos, com Ele e por Ele, à verdadeira vida, o AMOR!
Oxalá seja compreendido o que tão carinhosa e amorosamente desejo partilhar!
Que Santa Teresinha do Menino Jesus que hoje se celebra peça por nós ao Senhor!
Boa Noite!
HN

Sem comentários: