sábado, 6 de outubro de 2018

FALA-ME... COM A VIDA!

Faz muito tempo que venho pensando profundamente nestas realidades que outrora me passavam despercebidas.
Há muitas formas de falar: um sorriso, um acenar de mão, um beijinho atirado, uma palavra meiga... ou áspera... palavras que Jesus ensinou e os Apóstolos deixaram escritas para nos servirem de norte neste mundo  muitas vezes repleto de montes, encostas, mares profundos, incêndios, escuridão!...
Tantas formas de falar!
Falar com a boca ou com as mãos ajuda... mas se a vida não disser as mesmas palavras de nada pode valer... ACABAM POR SER UMA DESCARADA MENTIRA!
Então... cá para mim que ninguém me ouve... gosto muito de repetir muitas vezes para aquilo que escuto e não entendo:
‘Fala-me... com a vida!’
Falar com a vida é a melhor forma de não nos enganar-nos a nós mesmos nem enganarmos ninguém!
De muitas orações que tenho lido, feito, meditado... os salmos encantam-me sempre, muito embora muitas, inúmeras vezes... não os compreenda muito bem... e me deixem ficar a pensar!...
«»
Santo Agostinho (354-430)
bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja
Discursos sobre os salmos, Salmo 49, §23
Alguém que ouvira o versículo «Oferece a Deus um sacrifício de louvor» (Sl 49,14), pensou: «Todos os dias, ao acordar, irei à igreja e entoarei o hino da manhã; ao final do dia, entoarei o hino da noite; e depois, em minha casa, um terceiro e um quarto hinos. Deste modo, farei todos os dias um sacrifício de louvor que oferecerei ao meu Deus». Fazer isto é bom, mas não te deixe descansado; vê que, enquanto a tua língua fala bem perante Deus, a tua vida não fale mal à sua frente. [...] Toma cuidado e não vivas mal enquanto falas bem.
Porquê? Porque Deus disse ao pecador: «Como recitas os meus mandamentos e tens a minha aliança na boca [, tu que rejeitas as minhas palavras]?» (v. 16-17) Eis o temor com que devemos falar. [...] Vós, meus irmãos, estais em segurança: se ouvirdes dizer coisas boas, é Deus que ouvis, qualquer que seja a boca que fala convosco. Mas Deus não quis deixar de repreender aqueles que falam, com receio de que adormeçam tranquilos numa vida desordenada, afirmando que falam do bem e pensando: «Deus não quererá condenar-nos, pois foi através de nós que quis dizer coisas tão boas ao seu povo». Portanto, vós que falais, quem quer que sejais, escutai o que dizeis; vós que quereis ser ouvidos, ouvi-vos primeiro. [...] Possa eu ser o primeiro a ouvir, possa eu ouvir, e ouvir melhor do que todos, «aquilo que o Senhor Deus diz em mim, pois Ele diz palavras de paz ao seu povo» (Sl 84,9).
«»
Este texto meditativo é maravilhoso! Uma graça enorme para quem o ler e pensar um pouquinho que seja!
Há muita gente com Deus na boca... mas fora da vida!
Que não vejam Deus nas nossas palavras, mas nas nossas atitudes de todos os segundos, porque é isso que Deus quer de nós... e muito mais neste Ano Pastoral em que nos é pedido que sejamos Discípulos Missionários!
Um Discípulo Missionário tem de ter vida de missão, da continuação da Missão de Jesus no mundo!
É através de nós... batizados, que com Jesus Cristo e todos os outros batizados como nós, nesta ou já na outra vida, formamos um Corpo Místico, o Corpo Místico de Cristo... que Ele se pode mostrar a todos os restantes homens e mulheres que O não conhecem porque nunca ninguém lhO deu a conhecer!
O Senhor é o Bom Pastor que vai atrás da ovelha perdida porque não quer ninguém fora  do Seu Redil... e nós... o que vamos fazendo pelos nossos irmãos com quem convivemos em todos os segundos dos dias?
Será... que temos bem presente no nosso coração que eles são o Cristo junto de nós? Como os tratamos? Com Amor e carinho... ou como?
Que Deus nos ajude! 
Um bom final de noite para um sábado de encanto e amor carinhoso e terno!

HN

Sem comentários: