domingo, 7 de outubro de 2018

ETERNA... NOVIDADE!

A Palavra de Deus é a ‘Eterna Novidade!’
De cada vez que se lê ou escuta com mais atenção nos ensina coisas novas, novidades!
É por isso que nunca me canso de ler textos bíblicos e de encontrar explicações variadas para os mesmos textos, porque, a mesma leitura ou meditação fala ao coração das pessoas conforme cada pessoa é, e das partilhas que cada um faz do que Deus lhe falou ao coração o enriquecimento é, de facto, muito grande!
Faz muito tempo, foi logo que foi editada, li a maravilhosa encíclica ‘Deus é Amor’ de Bento XVI.
Pensando no Matrimónio, união íntima do homem e mulher, tentei ouvir algumas homilias, e o Evangelizo trouxe-me o que se segue, que e soube bem demais ler e pensar de novo:
«»  
Bento XVI
papa de 2005 a 2013
Encíclica «Deus charitas est», §9-11
A relação de Deus com Israel é ilustrada através das metáforas do noivado e do matrimónio; consequentemente, a idolatria é adultério e prostituição. [...] O eros de Deus pelo homem — como dissemos — é ao mesmo tempo totalmente agapê. [...] O amor apaixonado de Deus pelo seu povo — pelo homem — é ao mesmo tempo um amor que perdoa. [...] Na Bíblia encontrarmo-nos diante de uma imagem estritamente metafísica de Deus: Deus é absolutamente a fonte originária de todo o ser; mas este princípio criador de todas as coisas — o Logos, a razão primordial — é, ao mesmo tempo, um amante com toda a paixão de um verdadeiro amor. Deste modo, o eros é enobrecido ao máximo, mas simultaneamente tão purificado que se funde com a agapê.
A primeira novidade da fé bíblica consiste na imagem de Deus; a segunda, essencialmente ligada a ela, encontramo-la na imagem do homem. A narração bíblica da criação fala da solidão do primeiro homem, Adão, querendo Deus pôr a seu lado um auxílio. [...] A ideia de que o homem de algum modo está incompleto, constitutivamente a caminho a fim de encontrar no outro a parte que falta para a sua totalidade, isto é, a ideia de que só na comunhão com o outro sexo pode tornar-se «completo», está sem dúvida presente. E, deste modo, a narração bíblica conclui com uma profecia sobre Adão: «Por este motivo, o homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher; e os dois serão uma só carne» (Gn 2,24).
Aqui há dois aspetos importantes: primeiro, o eros está de certo modo enraizado na própria natureza do homem; Adão anda à procura e «deixa o pai e a mãe» para encontrar a mulher; só no seu conjunto é que eles representam a totalidade humana, tornando-se «uma só carne». Não menos importante é o segundo aspeto: numa orientação baseada na criação, o eros impele o homem ao matrimónio, a uma ligação caracterizada pela unicidade e para sempre; é assim, e somente assim, que se realiza a sua finalidade íntima. À imagem do Deus monoteísta corresponde o matrimónio monogâmico. O matrimónio baseado num amor exclusivo e definitivo torna-se o ícone do relacionamento de Deus com o seu povo e, vice-versa, o modo de Deus amar torna-se a medida do amor humano.
«»
Este pouquinho da ‘Deus charitas est’ engloba conhecimentos ímpares, que de tão importantes e precisos, transformam vidas.
Aparece aqui a palavra ‘metáfora,’ ou seja, a Palavra de Deus usa textos alusivos a algo que, naquele tempo, queria dizer uma coisa exata... e ao longo do tempo pode ser interpretada de várias maneiras... todas relacionadas com o essencial: a relação de Amor de Deus com os homens e dos homens com Deus e entre si, uns com os outros.
Há inúmeras coisas já aprendidas... mas tanto... tanto... tanto que aprender. O Amor que Deus é, o Amor que Deus nos dá, O Amor que nós sentimos e somos, o Amor que nos é pedido viver, é algo extraordinário!
E tanto, que por mais que me debruce sobre estas realidades, e que tente vivê-las o melhor possível, sinto-me cada vez mais pequenininha!  
E então preenche-me aquela frase de Jesus que diz mais ou menos assim: “Se não vos fizerdes como crianças, não entrareis no reino dos céus!”
Entrar no reino dos céus... a partir deste mundo lindo onde vivemos, através da Palavra de Deus... ou Deus Palavra que é Jesus!
Os meus textos, muitas vezes, parecem de uma louca! E sou louca! Eu assumo! Sou louca porque quanto mais estudo, medito, aprendo, integro na vida... mais me convenço de que ainda não sei nada da vida nem do viver!
Esse Deus Amor... ainda bem que existe e é misericordioso e bom!
Boa noite... e boa semana!
HN

Sem comentários: