sábado, 6 de outubro de 2018

“NÃO SEPARE O HOMEM... O QUE DEUS UNIU!”


Depois das incontáveis vezes que a li... hoje... meditando nas Leituras Bíblicas dominicais deste final de semana, fiquei a pensar muito nesta frase! “Não separe o Homem o que Deus uniu!”
E apeteceu-me escrever Homem com letra maiúscula, assim como se escreve Deus. Porque me prendi... não num casal específico formado por um homem e uma mulher unidos entre si com promessas de doação e amor mútuo durante toda a vida, abençoados por Deus, para formarem uma nova família como Deus sonhou... sonha... quer... e é o que mais nos convém, mas em toda a Humanidade!
Se pensarmos bem a sério e profundamente em Deus Pai que nos criou a todos, e no Seu Amor Misericordioso, Compassivo e Justo... veremos Deus e o Homem como um casamento perfeito... só que, enquanto no casamento entre homem e mulher ambos os cônjuges têm que se aperfeiçoar a si mesmos e ajudar um ao outro a aperfeiçoar-se e a crescer no Amor e Doação a Deus, entre os dois, para com os filhos, familiares e sociedade em geral, na união de Deus com o Homem, Deus é Aquele que, sem ter nada a aperfeiçoar ou crescer, está sempre presente a cada ser humano no sentido de aproveitar todas as ocasiões possíveis ao seu crescimento pessoal e comunitário de Pessoa Humana que é, com defeitos a corrigir e capacidades a desenvolver, que a única coisa que tem a fazer é descobrir Deus/Amor em si mesmo e aceitar tudo o que Ele quiser fazer com ele.  
No casamento de Deus com o Homem... se conseguirmos ir bem ao fundo das questões... assim como elas são... o que se vai descobrindo, com muita atenção e cuidado, ao longo da vida... no esforço Humano, está sempre a ajuda de Deus!
Sem Deus ao nosso lado nunca poderemos fazer nada de bom!
E como Deus nos criou para vivermos com Ele praticando o bem... ao procedermos mal estamos a desunir-nos de Deus!
‘Então... não separe o Homem o que Deus uniu!’ ou seja: homem ou mulher, pessoa, não pratiques o mal para que continues sempre unido a Deus, o fim para que foste criado!
Não critiques ninguém, não faças mal a ninguém, ajuda as pessoas a desenvolver as suas qualidades e a corrigir os seus defeitos... Ama ao jeito de Deus/Jesus!
«»
"TESTEMUNHAR DEUS COM A PRÓPRIA VIDA"
Deus é amor. Testemunhar Deus significa amar.
É diferente de falar de Deus, de ensinar sobre Deus ou de cultuar a Deus. Tudo isso pode ser também testemunho se for fruto de um amor puro e verdadeiro que se torna vida, que se exprime em gestos concretos, em uma atitude coerente com a fé em Deus Amor.
Para testemunhar Deus com a nossa vida, podemos tomar como lemas dois versículos:
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros." (Jo 13,35)
"Que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste." (Jo 17,21)
Abraços
Apolonio
«»
Pois! Quando não testemunhamos Deus com a própria vida, não estamos a unir as pessoas entre si e ao Senhor como Deus quer.
Será que o “Não separe o Homem o que Deus uniu”... está só no Sacramento do Matrimónio?
Que se refere ao Matrimónio, é uma realidade, mas... todos nós temos obrigação de não separar o que Deus uniu, ou seja, de não vivermos longe de Deus e dos irmãos!
Que o Senhor nos ajude!
Boa noite, e bom domingo!
HN

Sem comentários: