sábado, 13 de outubro de 2018

NA LONGEVIDADE DOS DIAS!


Quando se espera algum acontecimento que pode mudar muitas coisas... os dias são longos tal como as expectativas!
Quem quer o que entende por bem, mas disposto a aceitar a vontade de Deus vivendo pela Fé em Deus e nos homens por Deus, tem o seu querer como que escondido no que será que Deus acha melhor para si e para quem consigo convive, em todo e qualquer momento!
Assim, as melhores ou piores expectativas são constantes, numa permanente colaboração com Deus e com os homens ou mulheres que mais necessitam, seja do que for!
Se isto é felicidade, não sei. Mas que nos permite uma certa paz no meio das tribulações, é um facto concreto!
Nascemos para viver em comunidade! A nossa vida não é para nós, mas para quem connosco vai partilhando o decorrer dos dias... e para os que, mesmo longe de nós, são por nós alcançados por alguma forma mais ou menos discreta!
Estar minimamente unida(o) ao Senhor faz-nos um com Ele e com todos os que a Ele estão unidos na chamada Comunicação dos Santos!
Claro que Santo só mesmo Jesus, e por Ele Maria, José, os Apóstolos, e tantos homens e mulheres a quem a Igreja canonizou para que fossem olhados e escolhidos como exemplo de seguir Jesus Cristo... e tantos outros e outras de quem nunca ninguém ouviu falar nem se conhece o nome ou vida, mas que fazem parte, em Deus e com Deus, dos Santos de Deus!
O Evangelho de hoje dizia:
«Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito».
«Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».
Só Jesus, Palavra de Deus e vida de Deus entre os Homens, nos pode fazer felizes, ou melhor dito, nos pode mostrar um pouquinho de felicidade porque a felicidade verdadeira, muito embora tenha de começar neste mundo com as nossas atitudes de vida, na realidade, só acontecerá na vida que começa com a morte que tanto tememos!
Vamos agora pensar nalgumas frases de Santo Agostinho que me chegaram de ‘Evangelizo’:
«»
Tomai atenção ao que Cristo diz, indicando com a mão os discípulos: «Aí estão minha mãe e meus irmãos». E em seguida: «Pois todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe» (Mt 12,49-50). Não fez a Virgem Maria a vontade do Pai, Ela que acreditou pela fé, que concebeu pela fé? [...] Sim, Santa Maria fez a vontade do Pai e, consequentemente, [...] Maria era bem-aventurada porque, antes mesmo de dar à luz o Mestre, O trouxe no seu seio.
Vede se aquilo que digo não é verdade. Quando o Senhor caminhava, seguido pela multidão e realizando milagres divinos, uma mulher exclamou: «Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre e Te amamentou ao seu peito!» E que replicou o Senhor, para evitar que a tónica da felicidade fosse colocada na carne? «Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática». Ou seja, Maria também é feliz porque escutou a palavra de Deus e a pôs em prática; mais do que guardar a carne no seu seio, guardou a verdade na sua alma. A verdade é Cristo; a carne é Cristo. A verdade é Cristo na alma de Maria; a carne é Cristo no seio de Maria. Aquilo que está na alma é mais do que o que está no seio. Santa Maria, feliz Maria! [...]
Mas vós, meus caros, vede que sois corpo de Cristo e seus membros (1Cor 12,27). [...] «Pois aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe». [...] É que só há uma herança. Foi por isso que Cristo, embora fosse Filho único, não quis permanecer só; na sua misericórdia, quis que fôssemos herdeiros do Pai, que fôssemos co-herdeiros com Ele (Rom 8,17).
«»
Não é à toa que os verdadeiros crentes em Jesus Cristo aceitam melhor as dificuldades e asperezas da vida, inclusive doenças e enfermidades que fazem arrepiar.
Jesus é o tudo para nós!
Não faltes, Senhor, com a Tua força e o Teu Amor a quem deles necessita!
E faz com que os cristãos que frequentam mais os templos onde nos encontramos para meditar e orar e onde, feito Pão, vives por nós e nos esperas para nos consolar, compreendam que, ainda que por alguma razão não frequentem os templos, quem Ama e Serve desinteressadamente o irmão vive com JESUS CRISTO NOSSO SENHOR!
Muito ao contrário do que nos mostram muitas vezes as Comunicações Sociais, o mundo está cheio, apinhado, de pessoas maravilhosas que passam a vida a fazer o bem, a entregar-se aos irmãos e irmãs, a espalhar dedicação e amor!
Há acontecimentos sofríveis que nos acontecem e nos fazem ver tudo isto que, de uma outra forma, passaria despercebido!
Louvado sejas Senhor pela Saúde e pela Doença, por tudo quanto nos vais ensinando no decorrer dos dias, pelas pessoas maravilhosas que vamos encontrando, pelas lutas pela vida carnal e pelas lutas por aquela vida que tens guardada para nós e só conheceremos um dia quando nos chamares para Ti!
Louvado sejas, Senhor!
Boa noite e Bom Domingo!
HN

Sem comentários: