quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O SILÊNCIO DA NOITE!



Noite, escuridão, podem ser coisas que nos assustam!
Há uns bons anos atrás assustariam mais, não existia a eletricidade para iluminar as estradas e caminhos, mas a Lua e as Estrelas, que agora quase passam despercebidas, eram o verdadeiro encanto da noite!
Noite... ausência da luz do dia! Escuridão... ausência de luz!
Então... a verdadeira verdade é que o que realmente existe é a luz! É noite quando a luz do Sol se ausenta! É escuro quando algo esconde a luz, seja do que for!
De qualquer forma... o silêncio da noite é muitíssimo importante!
É uma paragem para descansar, para parar, para pensar, meditar, ver o que fizemos de bom durante o dia... para nos prepararmos bem para o dia seguinte de modo a sermos mais presentes aos nossos familiares e aos outros irmãos e irmãs que connosco se forem cruzando no decorrer do tempo que nos for dado viver.
Precisamos de fazer silêncio dentro de nós para nos olharmos mais profundamente e podermos avaliar as nossas boas ou menos boas atitudes, as nossas qualidades a desenvolver e defeitos a corrigir, a forma como conviver com os demais que lutam como nós por uma vida melhor, mais Humana e Cristã!
Se pensarmos bem, o silêncio da noite é urgente para todos nós!
E quando não se faz silêncio de noite... teremos que o fazer durante o dia, o que não é a mesma coisa, é diferente!
E durante os nossos minutos de silêncio, não devemos prender-nos na descoberta do mal que fizemos como maneira de o corrigir... mas de pensar no bem que fizemos e no muito mais que poderíamos ter feito... é uma maravilhosa forma de fugirmos do mal e praticar o bem!
Nós seremos sempre o que forem os nossos pensamentos! Se pensarmos no negativo, nunca poderemos ser positivistas como a todos convém!
Fazer asneiras, acaba por acontecer connosco, é um efeito do nosso ‘Ser Humanos’... mas não podemos prender-nos nas asneiras pois será ocasião de as praticarmos em maior quantidade.
Fomos criados para o Amor! E tal como é a luz que nos orienta e não a escuridão, é o Amor e as boas atitudes que nos orientam e não as coisas mal feitas que nos acontecem sem o querermos!
«»
Santa Teresa de Calcutá (1910-1997)
fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Todos nós desejamos ser felizes e ter paz. Fomos criados para isso e só podemos encontrar a felicidade e a paz amando a Deus; o amor traz-nos a alegria e a felicidade. Muitas pessoas pensam, sobretudo no Ocidente, que viver fazendo o que lhes apetece as torna felizes. Eu penso que é mais difícil ser feliz na riqueza, porque as preocupações para ganhar dinheiro e o conservar nos escondem Deus. De qualquer modo, se Deus vos confiou riquezas, usai-as para servir as suas obras: ajudai os outros, ajudai os pobres, criai empregos, dai trabalho aos outros. Não desperdiceis em vão a vossa fortuna; ter uma casa, honras, liberdade, saúde, tudo isso nos é confiado por Deus para o pormos ao serviço dos que são menos afortunados do que nós.
Jesus disse: «o que fizerdes ao mais pequenino dos meus irmãos, é a Mim que o fazeis» (Mt 25,40). Por consequência, a única coisa que pode entristecer-me é ofender Nosso Senhor por egoísmo ou por falta de caridade para com os outros, ou fazer mal a alguém. Ferindo os pobres, ferindo-nos uns aos outros, ferimos a Deus.
É a Deus que pertence dar e retirar (Job 1,21); partilhai pois o que recebestes, incluindo a vossa própria vida.
«»
Partilhar o que recebemos, tudo o que recebemos, os nossos haveres, as nossas qualidades, a vida!
Viver em comum(união)/comunhão com os irmãos, olhar as pessoas com carinho, ajudá-las nas dificuldades, ser-lhes presente!
É no mais profundo silêncio da ‘noite’ que nasce a luz na nossa consciência, no nosso pensar, no nosso querer e no nosso ser pessoas!
De noite... ou de dia... haja silêncio, momentos de silêncio na nossa vida, para nos escutarmos a nós mesmos, escutarmos o Senhor, sentirmos o Senhor, pensarmos na melhor forma de ajudar quem necessite, e na humidade de conseguir retirar dos demais as boas maneiras, boas palavras, gestos, sorrisos!
Aprendemos uns com os outros... sempre a partir... do silêncio... da ‘noite’!
Bom final de noite para uma boa 5ª feira!
De Colores!
HN 

Sem comentários: