segunda-feira, 15 de outubro de 2018

'VENDE TUDO O QUE TENS...'


Sei lá, Senhor! Quantas coisas terei ainda para vender?
Vender?... deitar fora?... deixar de possuir?...
Talvez! Talvez... deixar de possuir!
As riquezas das pessoas podem não ser dinheiro e haveres! Há tantas coisas a que estamos apegados... que fazem parte do nosso quotidiano... e que não conseguimos vender ou deitar fora!
Vai... e vende tudo o que tens... reparte... e segue-Me!
Vai! A vida é uma caminhada constante, segundo a segundo nós vamos para algum lado, fazemos alguma coisa.
Vai... vende!...
Que teremos nós para vender?
Coisas materiais... não me fazem confusão... não existem em abundância tal que me apegue a elas. E as poucas que tenho, se poder ajudar alguém com elas... claro que ajudo! Um dia nada levarei... prender-me, para quê?
Há que aprender a viver com pouco, é uma forma de sempre termos que chegue!!!
Deitar fora... o que de fato... não presta para ninguém!
Deitar fora... deixar de fazer... abandonar... retirar da cabeça e do coração que é a melhor forma de as retirar da vida!
Mas há coisas que temos que podem fazer jeito a alguém. Maneiras de ser e estar que, se alguém pretender, pode tomar como exemplo!
Muitas vezes não temos aptidão, ou não somos chamados ao desenvolvimento de certas qualidades que outros precisam de aprender a desenvolver!
Deixar de possuir... tudo aquilo que não nos deixa fazer o que nos parece que Deus quer que façamos!
Essas... são, a meu ver, as riquezas que devemos ‘vender’! Vender... deixar de ter!
Tantas vezes tenho lido e meditado nesta pequenina parte do Evangelho... e só hoje me chamou para estas conclusões!
Evangelho, Palavra de Deus, Eterna Novidade... sem dúvida alguma!
Quanto mais se medita... mais conclusões e aprendizagens se tiram, se metem na vida, nos preenchem o coração!
«»
São João Crisóstomo (c. 345-407)
presbítero de Antioquia, bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilia 63 sobre São Mateus; PG 58,603
Cristo tinha dito ao jovem: «Se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos» (Mt 19,17). E ele perguntou-Lhe: «Quais?», não para O pôr à prova, longe disso, mas por supor que o Senhor tinha para ele, a par da Lei de Moisés, outros mandamentos que lhe proporcionassem a vida; era uma demonstração do seu desejo ardente. Depois de Jesus lhe enunciar os mandamentos da Lei, o jovem disse-Lhe: «Tenho cumprido tudo isso»; e prossegue: «Que me falta ainda?» (Mt 19,20), sinal certo desse mesmo desejo ardente. Não são as almas pequenas que consideram que ainda lhes falta alguma coisa, a quem parece insuficiente o ideal proposto para alcançarem o objeto dos seus desejos.
E que diz Cristo? Propõe-lhe uma coisa grande; começa por propor-lhe a recompensa, declarando: «Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro nos Céus; depois, vem e segue-Me». Vês o preço, a coroa que Ele oferece como prémio desta corrida desportiva? [...] Para o atrair, propõe-lhe uma recompensa de grande valor e apresenta-lhe o cenário completo. Aquilo que poderia parecer penoso permanece na sombra. Antes de falar de combates e de esforços, mostra-lhe a recompensa: «Se queres ser perfeito», diz-lhe: eis a glória, eis a felicidade! [...] «Terás um tesouro nos Céus; depois, vem e segue-Me»: eis a soberba recompensa daqueles que seguem a Cristo, daqueles que escolhem ser seus companheiros e seus amigos! Este jovem apreciava as riquezas da Terra; Cristo aconselha-o a despojar-se delas, não para empobrecer com este despojamento, mas para enriquecer ainda mais.
«»
Quantas vezes perguntamos naturalmente ao Senhor: ‘Que queres que eu faça, meu Deus?!’
Isto acontece nas mais variadas situações e inúmeras vezes!
Deus... não é contra os haveres deste mundo... mas contra o estarmos apegados a eles!
O Senhor quer-nos preparados, prontos para deixar este mundo em qualquer ocasião!
‘Vende tudo o que tens e segue-Me!’ Segue-Me para junto do Pai! Ou... ‘Segue-Me!’ Vive do Meu jeito, do jeito que Eu vivi!
Do jeito que Eu vivi até ao aceitar a terrível morte que Me deram por ser honrado, honesto, verdadeiro, misericordioso e justo!
A justiça de Deus é o perdão!
E a minha justiça, o que é? E a tua justiça, meu irmão, minha irmã?
E a pensar no que será melhor apressar-me a corrigir... muito embora a 2ª feira já tenha começado... boa noite... e bons sonhos... para um encantador início de semana!
HN

Sem comentários: