sexta-feira, 19 de outubro de 2018

A LINGUAGEM DA CRUZ!



O que será, de facto, ‘a Linguagem da Cruz?!’
Quando falamos da Linguagem da Cruz podem lembrar-nos as palavras de Jesus nos momentos dolorosos da Sua Paixão, as parábolas com que instruiu os Apóstolos e nos chamam a ser misericordiosos, presentes a quem de nós necessite, a repartir ou partilhar tudo o que temos, a sermos como nós próprios somos, transparentes, verdadeiros, coerentes... sei lá quantas coisas mais!...
Tenho cá uma ideia que demorei imenso tempo a aprender um pouco esta linguagem... que ando a aprendê-la a cada instante, e que continuarei a aprender a vivê-la até ao fim dos meus dias.
Depois de todos estes anos de vida com tudo quanto me ensinaram e corrigiram... hoje, para mim, a Linguagem da Cruz é o aceitar a vida como ela se nos apresenta, assim bem ao jeito de Jesus, que nos demonstrou isso mesmo nas Suas Palavras e atitudes de harmonia, simplicidade, silêncio, contemplação, escuta, atenção, doação, AMOR!
A linguagem da Cruz é, sem sombra de dúvida, a linguagem do Amor!
Não daquele amor banalizado de que tantas vezes se ouve falar mas não passa de pura cupidez pois do Verdadeiro Amor nada tem. É por isso que há tantos matrimónios desfeitos, tantas famílias em agonia, tantos sofrimentos por esse mundo fora!
A linguagem da Cruz pode parecer muito pesada... mas não o é tanto assim, porque numa linguagem de Cruz nunca estamos sós, mas com Jesus a caminhar connosco, muitas vezes connosco ao colo ou a guiar-nos com Sua doce e segura mão.
A Linguagem da Cruz é um pouco assim como esta de São João da Cruz, Carmelita descalço e doutor da Igreja!
«»
Oração da Alma Enamorada
Senhor Deus, Amado da minha alma! Se ainda Vos recordais dos meus pecados para não me fazerdes o que vos tenho andado a pedir, fazei, meu Deus, a vossa vontade, pois é o que eu mais quero; fazei sentir a vossa bondade e misericórdia e nelas sereis reconhecido. E, se estais à espera das minhas obras para atenderdes o meu pedido, dai-mas Vós e realizai-as por mim, e juntai-lhes as penas que quiserdes aceitar, e faça-se. [...]
Quem se poderá livrar destes modos e baixos termos se não sois Vós, meu Deus, a erguê-lo para Vós em pureza de amor? Como se elevará até Vós o homem gerado e criado em baixezas, se não sois Vós, Senhor, a deitar-lhe a mão com que o fizestes? Meu Deus, não me roubareis o que me destes um dia no vosso único Filho, Jesus Cristo, no qual me destes tudo quanto quero; por isso, espero e confio em que não tardareis.
E porquê tanta demora, se já podes amar a Deus no teu coração?
Os Céus são meus e a Terra é minha. Os povos são meus; meus sãos os justos e os pecadores. Os anjos são meus, a Mãe de Deus é minha, e minhas são todas as coisas. O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim (cf 1Cor 3,22-23).
Então, que pedes e procuras, alma minha? Tudo isto é teu e para ti. Não te rebaixes nem olhes às migalhas que caem da mesa de teu Pai.
Sai para fora e gloria-te na tua glória; esconde-te nela e goza, pois alcançarás o que o teu coração deseja.
«»
Este pequeno/grande texto/oração precisa de ser lido e meditado muitas vezes, pois é deveras realista!
Aguentar, com coragem e determinação, o que a vida nos apresenta... é Cruz! É uma verdadeira Linguagem de Cruz... onde, perante certos acontecimentos que  tantas vezes nos surgem pela frente nos saltam do coração à boca aquelas tão célebres e profundas Palavras de Jesus: “Pai! Se Te é possível, afasta de mim este cálice! Mas... se não pode passar sem que eu o beba... faça-se a Tua vontade!”
Quantas vezes, Senhor, no meio de confusões sem fim, onde se não vislumbra o Sol no meio de tanta escuridão... mas é ali que temos que estar, permanecer, entregar tempo e vida... aos irmãos que, junto de nós, são a imagem de Deus!
Mesmo com todas as arrelias e aflições, a vida é bela, porque nada nos poderá dar mais paz do que utilizar na vida a Linguagem da Cruz!
Que Deus Pai nos ajude, o Senhor Jesus nos ampare e o Espírito Santo nos fortaleça!
Bom final de noite para uma boa sexta-feira, tentando descobrir, na vida, a verdadeira Linguagem da Cruz!
HN

Sem comentários: