domingo, 21 de outubro de 2018

VOANDO PELAS ALTURAS!


Sonhei, um dia, que voava como um passarinho!
E assim, como um passarinho, vi-me no alto de um monte! E no ponto mais alto desse mesmo monte subi por uma longa árvore!
Dali... quantas maravilhas no longo horizonte meus pobres olhos puderam vislumbrar!... outras montanhas com sumptuosas árvores entrecortadas por estreitas vielas onde num imenso parque eólico, as asas gigantes rodavam vagarosamente presas aos inúmeros e altos postes para extrair do vento a tão necessária e útil eletricidade... pequenos montes... casas e casinhas em pequenos lugarejos onde as vacas e ovelhas pastavam por perto entre arvoredos ou em pequenas campinas verdinhas de encantar!
Mais ao longe, cidades grandes de onde sobressaiam majestosos arranha-céus... e autoestradas marejadas de veículos em rápido movimento!
Lá bem ao longe... as praias escondidas entre a terra e o mar que se prolongava ate não mais ver!
Foram instantes belos, maravilhosos, que me trouxeram ao coração a imensa beleza e grandeza de Deus, o verdadeiro Artista de tudo isto, pois o que o Homem mudou na Natureza também é obra da mão de Deus no Homem, que sem Deus nada consegue!
De repente, meus olhos se abriram à realidade... e já nada havia diante deles! Fora apenas um sonho!
Olhando o meu computador, dei com este texto de São Columbano, que me encheu por dentro... e por fora!
«»
Deus está em toda a parte, inteiríssimo, imenso. Em toda a parte está próximo, de acordo com o testemunho que dá de Si mesmo: «Sou um Deus próximo, e não um Deus distante» (Jer 23,23). O Deus que buscamos não mora longe de nós. Habita em nós como a alma no corpo, se formos para Ele membros sãos que o pecado não matou. [...] «N'Ele», diz o apóstolo Paulo, «temos a vida, o movimento, o ser» (At 17,28).
Mas quem poderá seguir o Altíssimo até ao seu ser inexprimível e incompreensível? Quem perscrutará as profundezas de Deus? Quem se arriscará a discutir a origem eterna do Universo? Quem se glorificará de conhecer o Deus infinito que tudo enche e tudo envolve, tudo penetra e tudo transcende, tudo abraça e de tudo Se esconde, Ele que «jamais alguém viu» tal qual é? (1Tim 6,16). Que ninguém tenha pois a presunção de sondar a impenetrável profundidade de Deus, o quê, o como, o porquê do seu ser. Pois isso não pode ser expresso, nem perscrutado, nem penetrado. Crê simplesmente, mas com força, que Deus é como foi e como será, pois n'Ele não há mudança.
«»
Li atentamente... meditei... gostei...
Foi uma forma maravilhosa de rever Deus no meu sonho lá do alto da árvore na montanha alta!
É muito bom... ver Deus presente nos sonhos de olhos abertos! Muito melhor do que nos sonhos de olhos fechados... que muitas vezes nem sequer lembro!
Sonhemos as belezas de Deus na Natureza e nos Homens nossos irmãos...  seremos bem mais alegres e bem dispostos... pois foi para isso que Deus nos criou!
Bom final de noite... e bom Domingo, com muito bons sonhos!
HN

Sem comentários: