quinta-feira, 4 de outubro de 2018

A VIDA... VIDA!


Eu não sei o que é a vida! Vivo! Porque alguém decidiu que eu deveria nascer! E tive um Pai e uma Mãe maravilhosos que há muito partiram para o Pai mas os recordo com imensa saudade e o maior orgulho! Faziam, naquele tempo, muitas coisas que se fazem agora! Ou seja, eram pessoas muito avançadas no tempo. Trabalhadoras! Responsáveis! Amáveis por demais!
Naquele tempo os homens não executavam tarefas domésticas, todo o trabalho de casa e cuidado dos filhos era para as mulheres.
Então... como o meu Pai não ligava nada para o que os outros pensavam, ajudava a minha mãe nas lides caseiras e mais ainda... andava com os filhos ao colo om um carinho desmedido.
Valeu-lhe alguns familiares da minha Mãe chamá-lo de ‘maricas’!
Por acaso pensam que algum dia se preocupou com isso? Parece que cada vez era mais amigo dos filhos e da mulher!
Os exemplos que nos deixaram os meus Pais!...
Minha Mãe nem tanto, ajudava quem precisava mas não se metia em contendas. Mas o meu Pai... se ouvia alguém falar alto a ralhar uns com os outros como era hábito na altura... deixava tudo e ia a correr tentar acalmar os ânimos e fazer a paz... o que, normalmente, conseguia!
Sem nunca ter estudado como agora, tentava ler livros apropriados que o Padre da Freguesia aconselhava e normalmente havia na biblioteca paroquial ou ele comprava mesmo os livros, e ouvia-nos, compreendia-nos, aconselhava-nos, apoiava-nos... deixando-nos crescer, devagarinho, acompanhando o crescimento dando-nos a maior liberdade possível!
E depois de casados... nunca se meteram na vida dos filhos acarinhando os cônjuges como se fossem seus filhos também!
Eu não sei o que é a vida... talvez... a forma de usarmos o tempo nos dias que vão passando... assim como meus Pais usaram... e tudo fizeram para que seus filhos fossem sempre unidos.
Louvado sejas, Senhor, pela Família onde nasci, pela vida que me deste... que não sei muito bem o que é... vou aprendendo aos pouquinhos!
Boa noite... para uma boa quinta feira!
HN


Sem comentários: